Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

BomSenso.org Cultural

Filme

Capitão América: Guerra Civil

images

Em Capitão América: Guerra Civil, o Capitão América lidera os Vingadores e continuam a proteger o mundo, mas a equipe sofre danos colaterais. Com o aumento da pressão política que resulta na instituição de um sistema de responsabilidade e conselho governamental para determinar quando solicitar os serviços da equipe. Isto faz com que a equipe se divida.

Em outras palavras, o Estado tenta interferir, domando e subjugando os super-heróis: vale a atenção nesse aspecto – a burocracia estatal agigantada cria um plano mirabolante para controlar socialmente a ação dos heróis.

As conseqüências do “controle social”? Violência, corrupção e muito desvio de finalidade…

Parece que já vimos este filme!

 

Livro

O Último Império. Os Últimos Dias da União Soviética, de Serhii Plokhy

No Natal de 1991, o presidente norte-americano George H. W. Bush discursou para a nação a fim de declarar a vitória dos Estados Unidos na Guerra Fria. No mesmo dia, Mikhail Gorbatchov havia renunciado a seu posto de primeiro e último presidente soviético.

A consagração dessa narrativa, em que o fim da Guerra Fria estava ligado à desintegração da União Soviética e ao triunfo dos Estados Unidos, protagonizou a opinião pública norte-americana e persiste desde então.

O premiado historiador Serhi Plokhy revela neste livro que o colapso da União Soviética foi menos obra dos Estados Unidos, e mais o cume de um processo de apodrecimento interno, causado pela supressão das Liberdades Individuais pelo comunismo soviético. Valendo-se de documentos recém-revelados e de entrevistas originais com os principais envolvidos, Plokhy apresenta uma interpretação nova e ousada dos últimos meses da União Soviética e argumenta que a chave do colapso foi a incapacidade de as duas maiores repúblicas soviéticas, a Rússia e a Ucrânia, carcomidas moral e economicamente, concordarem quanto à continuidade da existência de um Estado unificado.

http://www.zoom.com.br/livros/o-ultimo-imperio-os-ultimos-dias-da-uniao-sovietica-serhii-plokhy-9788544103463