Sign up with your email address to be the first to know about new products, VIP offers, blog features & more.

Tirania Militar

A Liberdade e a Tolerância são pilares máximos, sem os quais todo o edifício civilizatório ruirá: defendo, incondicionalmente, portanto, o direito de todos se manifestarem e darem loas às bobagens que bem entendem.
Friso, porém, alguns fatos: nós, cidadãos de Bom Senso, mais que todos, devemos lutar contra TODA FORMA de OPRESSÃO, TIRANIA e ERRO.

image
Devemos, desta maneira, elevar templos à Virtude, e cavar masmorras aos vícios. As palavras são precisas, e não admitem tergiversações isentonas: é um DEVER de todos, não uma sugestão!
Pois bem, a Política Econômica neo-desenvolvimentista (usada e abusada, atualmente, pelo PT), causadora desta crise inédita, deita suas bases no período militar: não por acaso, Delfim Neto, Bresser Pereira, entre outros, foram os principais conselheiros econômicos do PT.
Sugiro, a título de informação, a comparação da Política Econômica do Geisel (que nos legou a hiperinflação), e a do PT.
Uma política extremamente estatizante e estatista (já ouviram a piada da EMOBRAS?), regada a intervenções espúrias, incentivos promíscuos (privilegiando oligarquias alinhadas), relações corruptas entre o BNDES e o que restava da iniciativa privada, e asfixiante da livre iniciativa. Soa familiar?
Se na área econômica, a Tirania Militar se mostrou desastrosa, na opressão às Liberdades Individuais ela não se portou diferentemente. Ao passo que imprimiu uma visão maniqueísta do mundo, ela destruiu o sistema político-partidário (não por acaso, depois dela, TODOS os partidos surgidos no Brasil são de esquerda – exceção feita a iniciativas atuais), e barrou todo e qualquer debate acerca das Teorias Econômicas (todos os partidos, em maior ou menor grau, são estatizantes – friso, uma vez mais, o surgimento de uma como exceção recente).
Em outras palavras, a ascensão do PT (e de outros partidos de esquerda) só foi possível, e viável, pelas atrocidades e inépcia econômica da Tirania Militar, que, arrasaram o Brasil.